Mapa de Oportunidades e de apoio à valorização de produtos agroalimentares.

Em função das mudanças demográficas, da urbanização, entre outros, o padrão de alimentação da população brasileira está se tornando mais diversificado e segmentado, sendo crescente a demanda por frutas, legumes, proteína animal, além de alimentos mais elaborados e sofisticados. Inquestionavelmente, o Brasil terá que ampliar, cada vez mais, sua capacidade de gerar conhecimentos, tecnologias e informações que garantam o crescimento da oferta de alimentos, com qualidade, segurança alimentar e nutricional.

Com essa perspectiva a Embrapa e seus parceiros têm proposto e desenvolvido várias iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação sobre essa temática. Uma das mais recentes propõe trabalhar, sob o enfoque territorial, com um programa integrado direcionado à diferenciação e valorização de produtos agroalimentares.

Os Produtos Agroalimentares Diferenciados (PAD) são produtos agrícolas in natura não convencionais (variedades especificas para atendimento de nichos de mercado, hortaliças tradicionais, e outros) ou obtidos a partir de sistemas de produção não convencionais como orgânicos, agroecológicos, etc. Trata-se também de produtos agroalimentares com qualidade diferenciada e tipicidade, identificados ou não com selos de origem e qualidade e/ou de tipicidade (indicação de procedência, denominação de origem, produção integrada, comercio justo, marcas coletivas, marcas territoriais, entre outros diferenciais e selos de conformidade).

O Projeto busca levantar informações sobre a produção, a distribuição e o consumo destes produtos alimentares diferenciados, e criar ferramentas para conectar estes segmentos e dar maior visibilidade a estes produtos. Após este levantamento, serão implementadas ações voltadas a promover maior conectividade e proximidade entre produção, mercado e consumo, considerando os diversos atores (agricultores, associações, cooperativas, agentes ATER, agroindústrias, varejo de produtos agrícolas e de gêneros alimentícios, estabelecimentos de alimentação fora do lar, consumidor final) e os vários fatores que interferem nessa relação.

Figura 1: Temas e fatores relacionados a Alimentos e Alimentação no âmbito do Projeto.

Em termos de resultados, será organizado de um banco de dados georreferenciados e integrados, criando um novo espaço para fortalecer redes de produção e consumo, na forma de Mapas de oportunidades.. O mapeamento e caracterização da oferta e demanda desses produtos, bem como de diversos fatores que interferem na dinâmica desse mercado, contribuem para a inovação e competitividade das MPE´s no Brasil. Para isso, a equipe envolvida no projeto trabalhará na construção de ações de inteligência de negócios e geração de dados para mercados que buscam de produtos diferenciados, tendo como referência a temática “alimento e alimentação” (Figura 1)

O projeto PADs relaciona-se tanto com o Mapa Estratégico da Embrapa quanto do Sebrae, esta última sendo a instituição demandante da proposta, na perspectiva da Missão e Processos. Os objetivos estratégicos encontram-se estreitamente relacionados à proposta de valor das intuições envolvidas no tocante à promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional, especialmente nas áreas de conhecimento agroalimentar territorial, incremento de produtos territoriais com aumento de geração de renda e emprego, criação de diagnóstico e geração de mapas de oportunidades na cadeia gastronômica e turística agroalimentar, dentre outras. Também é importante registrar a complementaridade, interface e possibilidade de conectividade com o projeto “Inteligência Estratégica para pequenos negócios rurais: Agregação de valor e tecnologia”, também objeto do convênio entre Embrapa e o SEBRAE.